Significado do Voto e Lei dos Desbravadores

Significado do Voto e Lei dos Desbravadores
 

Voto dos Desbravadores

Pela graça de Deus

Significa que confiarei nEle, compreendendo que Sua força supre minhas fraquezas. Significa que apenas quando confio nEle posso cumprir Sua vontade. Significa que somos salvos de nossos pecados apenas através da graça, pelo poder de Jesus Cristo, nosso Salvador e Redentor.

Serei Puro

Significa que me erguerei acima do mundo ímpio no qual vivo, e manterei minha vida pura em palavras e ações que tornarão os outros felizes.

Serei Bondoso

Significa que serei atencioso e bondoso não apenas com meu semelhante, mas também com todas as criaturas de Deus.

Serei Leal

Significa que serei honesto e correto em meu estudo, trabalho e recreações, e sempre procurarei fazer o meu melhor.

Guardarei a Lei dos Desbravadores

Significa que buscarei compreender seu significado e me esforçarei para viver seu espírito, compreendendo que a obediência à lei é essencial em qualquer organização.

Serei servo de Deus

Significa que me comprometo a servir a Deus em primeiro lugar, realizando o meu melhor em tudo quanto for chamado a fazer.

Serei amigo de todos

Significa que viverei para ser uma benção aos outros e fazer-lhes aquilo que eu gostaria que me fizessem.

A Lei dos Desbravadores

Observar a devoção matinal

Cada desbravador deve orar e estudar a Bíblia diariamente. A melhor maneira de iniciar o dia é através do estudo da devoção matinal, a qual é preparada como devocional diário para cada juvenil adventista
O primeiro alimento que necessito é a Palavra de Deus. Estudarei e meditarei sobre ela e a tornarei parte da minha devoção diária.
Orarei agradecendo a Deus por Suas bençãos, pedindo as coisas que os outros e eu necessitamos. Deus prometeu ouvir-me. Partilharei o que aprendi da Palavra de Deus com minha família e com os outros. Quero que Jesus volte em breve e que os outros O conheçam pessoalmente como eu.
Observarei a devoção matinal porque é plano de Deus enriquecer minha vida e preparar-me para o Seu reino.

Cumprir fielmente a parte que me corresponde

“O mundo não necessita tanto de homens de grande intelecto, mas de nobre caráter.” Educação, pág. 225.
“Um caráter formado segundo a semelhança divina é o único tesouro que neste mundo podemos levar para o futuro. Aqueles que nesta vida estão soba instrução de Cristo, levarão consigo para as mansões celestes, toda consecução divina. E no céu deveremos progredir continuamente. Que importância tem, pois, nesta vida, o desenvolvimento do caráter.” Mensagens aos Jovens, pág. 100.
Reconhecendo essa grande necessidade do mundo e de minha vida, não temerei coisa alguma que seja meu dever realizar. Alegremente assumirei todas as minhas responsabilidades no lar, na escola e na igreja. Mostrarei o espírito esportivo nas recreações e sempre me empenharei em fazer o melhor.
Farei o meu melhor evitando problemas, cuidando de meu dinheiro, respeitando aquilo que não é meu e atendendo fielmente a todas as minhas responsabilidades.

Cuidar do meu corpo

“Um dos maiores auxílios no aperfeiçoar caracteres puros e nobres nos jovens, fortalecendo-os para dominar o apetite e refrear-se o apetite contra os excessos degradantes, é a boa saúde física.” Mensagens aos Jovens, pág. 233.
Reconheço qeu a juventude é o tempo de estabelecer bons hábitos, de aprender o domínio próprio e manter o corpo saudável. Também concordo que meu corpo é o templo do Espírito e que devo cuidar dele. É minha responsabilidade aprender os princípios e normas que me auxiliarão a viver feliz, livre dos vícios e corrupções do mundo.
Esforçar-me-ei para manter meu corpo robusto através de respiração profunda, exercício, dieta e vestuário apropriados, evitando o uso de álcool, fumo, café e drogas.

Manter a consciência limpa

Em Fort Lincoln, Washington, D.C., há uma estátua de Cristo que parece olhar em todas as direções. Não importa onde você esteja, os olhos do Senhos estão sobre você. A Bíblia diz “Os olhos do Senhor estão em todo lugar, contemplando os maus e bons.” Prov 15:3.
Manter-nos vigilantes, não importando onde estivermos, seja nas passagens escuras ou luminosas da vida, podemos olhas Jesus diretamente em Seus olhos e não ficar temerosos. Adão e Eva fugiram da presença de Deus. Eles não podiam encará-lo porque haviam pecado. Para me manter vigilante, não devo mentir ou enganar. Falarei a verdade mesmo que ela doa. Evitarei pensamentos vulgares e conversação imprópria. Pensarei mais nos outros do que em mim mesmo.

Ser cortês e Obediente

“A regra áurea é o princípio da verdadeira cortesia, e sua mais genuína expressão é patenteada na vida e caráter de Jesus. Oh” que raios de brandura e beleza espargia a vida diária do nosso salvador! Que doçura emanava até de Sua presença! O mesmo espírito se revelará em Seus filhos.” Mensagens aos Jovens, pág. 420.
Quero ser cortês porque a cortesia é o amor brotando de um coração que reflete o amor de Jesus. Sempre darei cumprimentos gentis e estarei pronto a ajudar o estranho, o idoso, o doente, o pobre e os pequeninos.
Entendo que a obediência a Deus deve vir em primeiro lugar, a obediência aos pais em seguida e a obediência aos professores e outras pessoas de autoridade depois. Desejo seguir o exemplo de Jesus, que foi obediente mesmo em face da morte sobre a cruz. Ele veio para cumprir uma missão e foi obediente a Seu pai celestial.

Andar com reverência na casa de Deus

Quando Moisés foi à presença de Deus para receber os Dez Mandamentos, pediu-se ao povo que se santificasse e lavasse suas vestes. Eles deviam ser reverentes na presença do Deus do Universo. “Nada do que é sagrado, nada do que pertence ao culto de Deus, deve ser tratado com descuido ou indiferença” Mensagens aos Jovens, pág. 266.
Serei reverente na igreja, fazendo com que meus pés, mãos e coração se amoldem ao tempo e ao lugar. Deus está na igreja porque ela é dedicada a Seu serviço. Ficarei em silêncio na igreja e serei cuidadoso e reverente em tudo quanto fizer e dizer.
Serei reverente na oração; fecharei meus olhos e observarei postura própria enquanto estou falando com Deus.
Respeitarei o santuário, seu edifício e mobiliário. Não conversarei com meus companheiros. Lembrar-me-ei de que os anjos se cobrem reverentemente quando se aproximam do trono de Deus.

Tem sempre um cântico no coração

A melodia de louvor é a atmosfera do Céu; e quando O Céu vem em contato com a Terra, há música e cântico – ‘ações de graças e voz de melodia’.” Mensagens aos Jovens, pág. 291.
Sabemos que a música é tanto um ato de adoração quanto de oração. Muitas vezes a juventude não compreende isso e são cantadas músicas sem significado. Precisamos aprender a louvar a Deus aqui na Terra, pois ese será um dos temas da eternidade. Deveria haver alegria em nosso coração porque Jesus veio e morreu na cruz por nós.
Terei um cântico em meu coração porque estou feliz por ter sido redimido. Cantarei enquanto estiver sí e também na companhia de outros. Quero que sintam a alegria da salvação juntamente comigo, o gozo de um cristão, a felicidade que se experimenta com Cristo. Cantarei quando as coisas vão bem e também quando não. Sei que provas e tribulações são meios de Deus ensinar-me e moldar-me.
“Que haja canto no lar, de hinos que sejam suaves e puros, e haverá menos palavras de censura e mais de animação, esperança e alegria. Haja canto na escola, e os alunos serão levados para mais perto de Deus, dos professores e uns dos outros.” Mensagens aos Jovens, pág. 292.

Ir aonde Deus mandar

O supremo propósito da Sociedade Juvenil Adventista é fazer a obra de Deus. “As crianças podem ser aceitas como obreiras missionárias no lar e na igreja. Deus deseja que lhes seja ensinado acharem-se elas no mundo para prestar serviço, e não somente para brincar. Podem ser exercitadas no lar a fazerem trabalho missionário que as prepare para uma esfera mais ampla de utilidade. Pais, ajudem as crianças a cumprir o desígnio de Deus para elas.” Mensagens aos Jovens, pág. 225.
Que tremenda oportunidade de tomar parte na finalização da obra de Deus na Terra! Os anjos ficariam felizes em fazer esse trabalho. Ele, porém, foi confiado à humanidade, à juventude, a moços e moças.
Aceitarei meus deveres diários de casa e escola, à fim de preparar-me para responsabilidades maiores. Cuidarei do jardim daquela idosa senhora vizinha para que algum dia eu seja capaz de prestar serviços numa escola agrícola de um país estrangeiro. Ajudarei meu irmão menor a amarrar seus sapatos para que algum dia eu possa operar um paciente num hospital dum campo missionário. Limparei a garagem de casa a fim de que possa contribuir para a eliminação do paganismo do coração de milhares de terras distantes.
Ficarei muito feliz em atender às mensagens divinas porque desejo manter-me fazendo seu trabalho para sempre. Desejo dedicar minha vida à pregação da mensagem e alcançar milhões que ainda estão esperando pela salvação em Jesus Cristo.

FONTE: Guia do Aspirante – Átila Venâncio dos Santos

 
 
 
Anúncios

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.