1. Defina os seguintes termos:
a) Aerossóis – quando algo espalha partículas líquidas como forma gasosa (desodorantes, inseticidas).
b) Agente de risco – substâncias que podem causar danos à saúde.
c) Biossegurança – o conjunto de normas e medidas que busca a proteção da população e dos profissionais de saúde.
d) Material biológico – sangue ou secreções (dos olhos, boca ou nariz)
e) Acidente químico ou biológico – quando há acidente com agentes de risco químico – metais, gases e líquidos tóxicos) – ou biológico (material hospitalar, animais venenosos).
f) Incidente químico ou biológico – quando algo químico ou biológico pode ocasionar um acidente.
g) Patogênico – tudo aquilo que provoca (ou pode provocar) uma doença.
R.: O Equipamento de Proteção Individual – EPI é todo dispositivo ou produto, de uso individual usado pelos trabalhadores para proteção contra riscos a sua segurança e a sua saúde. Alguns dos principais EPIs para a área de saúde são Avental descartável, Toucas, Luvas de segurança, Máscaras respiratórias, Óculos de segurança, Sapato de segurança.
R.: Surto é local, quando uma doença se desenvolve muito rápido – mais rápido do que as autoridades de saúde esperam, em um local específico, como bairros por exemplo. Epidemia é quando a doença acontece de forma repentina com vários surtos ocorrendo, e possui vários níveis – Epidemia Municipal (quando há surtos em vários bairros), Epidemia Estadual (quando há surtos em vários municípios), Epidemia Nacional (quando há surtos em diversas regiões do país). Pandemia é quando há Epidemias em diversas regiões do planeta, e a nível de gravidade são considerados o número de casos confirmados e de mortes. Endemia já não leva em consideração o número de casos, e sim a frequência, como é o caso da dengue que se espalha todo verão, ou da gripe que se espalha todo inverno.
4. Em meio a uma epidemia/pandemia, quais os principais cuidados que devem ser tomados?
R.: Algumas dicas importantes que devem ser levadas em conta são: 1. Informar ao hospital ou serviço de saúde de algum caso suspeito de infecção por uma doença; 2. Informar ao hospital quando se esteve em contato com alguém que desenvolveu uma doença e evitar o contato com indivíduos saudáveis até confirmar que não adquiriu a doença; 3. Lavar as mãos antes e após as refeições, depois de usar o banheiro, após espirrar, tossir ou mexer no nariz e sempre que as mãos estiverem sujas; 4. Utilizar luvas e máscaras sempre que for necessário entrar em contato com secreções corporais de outra pessoa e/ ou feridas; 5. Evitar tocar em superfícies comuns de espaços públicos, como corrimões, botões do elevador ou maçanetas das portas; 6. Evitar idas desnecessárias ao hospital, serviço de saúde, pronto-socorro ou farmácias; 7. Tomar a vacina contra a doença, caso exista.
R. Quarentena é obrigatório, Isolamento não. A quarentena é definida pela Organização Mundial de Saúde – OMS – para a contenção de determinada doença, com medidas restritivas quanto ao trânsito de pessoas para diminuir a contaminação. Assim, quando as secretarias de saúde dos estados, municípios, ou o Ministério da Saúde do país definem a quarentena, eles estipulam um período para acontecer, e todos, mesmo as pessoas saudáveis, devem obedecer. Já o Isolamento é uma recomendação para aquelas pessoas que apresentam algum sintoma, ou que tiveram contato com locais de surto ou pessoas contaminadas, como por exemplo quem vem de viagem de lugares com casos comprovados, ou pessoas que estão com sintomas parecidos com a doença em questão.
6. Escolha da lista abaixo duas doenças e diga: quando aconteceu? Quantos foram infectados? Qual era maneira de contágio? Quais eram os sintomas? Encontraram cura? Quais foram os cuidados de biossegurança?
7. Escolha uma das doenças abaixo e responda: Quais são os sintomas? Como é a forma de contágio? Existe cura atualmente? Onde e quando já houve surto/epidemia/pandemia? Existe prevenção dessa doença?
a. Cólera
b. Tuberculose
c. Febre amarela
d. Sarampo
e. Malária
f. AIDS
R.: A vacina consiste em injetar no nosso corpo – de maneira alterada e controlada – microorganismos causadores de doenças ou suas toxinas, para que nosso corpo produza os anticorpos necessários para lutar contra a doença e assim, quando em contato com o agente patogênico, não ficaremos doentes. As vacinas atuam na defesa do corpo contra vírus e bactérias. Doenças como o Sarampo e Hepatite, entre outras, hoje estão controladas graças à vacinação da população.
a) Faça um vídeo demonstrando ou apresente pessoalmente a seu instrutor como deve ser feita a lavagem correta das mãos. Explique porque é importante seguir cada passo.
b) Por qual motivo não é recomendável usar toalhas que serão usadas várias vezes por várias pessoas e sim toalhas de papel?
R.: O álcool 70% possui a quantidade exata de álcool e água para eliminar vírus e bactérias. Os de menores concentrações não são fortes o suficiente para romper a membrana dos microorganismos, enquanto os puros e de maiores concentrações evaporam rápido demais, não dando tempo pra desinfectar.
R.: Afastar-se no mínimo 1 metro das pessoas antes de tossir ou espirrar; Cobrir a boca com o braço dobrado, e não com a mão; Utilizar lenços descartáveis, e não toalhinhas; Evitar o contato com outras pessoas depois de tossir ou espirrar; Higienizar bem as mãos, ou com água e sabão ou com álcool.
Este post tem um comentário
Ótimo me ajudou obrigado só ser esqueceu de algumas perguntas mais obrigado ?????