Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade,
fé, mansidão, temperança. Gálatas 5:22
Vamos começar com a seguinte pergunta: O que é Temperança?
Segundo o dicionário, temos dois significados possíveis:
1. qualidade ou virtude de quem é moderado, comedido.
2. sobriedade no consumo de alimentos e/ou bebidas.
Sendo assim, podemos entender Temperança como Equilíbrio, Domínio Próprio, Moderação, Sobriedade.
Mas em que isso se aplica na vida dos Desbravadores?
Você já ouviu falar em Antidoping?
O exame toxicológico (antidoping) tem como objetivo identificar se um atleta fez ou faz uso de substâncias proibidas para competir.
As substâncias mais comuns detectadas nos exames antidoping são:
· Drogas para o atleta ficar mais disposto, mais rápido: Ecstasy, Cocaína, Anfetamina
· Drogas para o atleta ganhar massa muscular rápido e se recuperar mais rápido de lesões: Anabolizantes
· Drogas para perder peso e eliminar outras drogas do organismo: Diuréticos
Se for confirmado o doping, ou seja, o uso de alguma dessas substâncias, o esportista é punido com suspensão e, algumas vezes, anulação de resultados de outros campeonatos.
Não é segredo para ninguém que álcool e drogas são altamente prejudiciais a saúde. Constantemente vemos as consequências do consumo dessas drogas, lícitas ou não, nos jornais, revistas, e até nas redes sociais. Histórias de acidentes de carro causados por pessoas bêbadas, histórias de assaltos e furtos cometidos para comprar drogas, histórias de pessoas que morreram pelo câncer nos pulmões. Tristes porém reais, essas histórias possuem um vilão em comum: a falta de temperança.
Ellen White nos deixou diversos conselhos importantíssimos nesse setor.
“O tabaco é um lento, porém maligno veneno. Em quaisquer das formas que é usado, depõe contra a constituição; e torna-se mais perigoso porque seus efeitos são lentos, e, à primeira vista, imperceptíveis.” Medicina e Salvação, pág. 327, 328.
“Uma vida pura e nobre, uma vida de vitória sobre o apetite e o desejo, é possível a todos que unirem a fraca vontade humana à onipotente e inabalável vontade de Deus.” Temperança, pág. 113.
Como conclusão,
“A única alternativa saudável é não tocar, não experimentar e não lidar com chá, café, vinhos, tabaco, ópio e bebidas alcoólicas.” Conselhos Sobre Regime Alimentar, pág. 428.
Por causa do cigarro, mais ou menos 2,5 milhões de pessoas morrem por ano, isso significa 5% da mortalidade geral. Há no Brasil 33 milhões de fumantes, representando quase 40% da população dos 15 anos para cima. As estatísticas no Brasil calculam que temos, em consequência ao tabagismo, de 80 mil a 100 mil óbitos por ano. Os óbitos devidos ao tabagismo são provocados, na maior parte dos casos, por quatro processos: 80% de bronquite crônica e enfisema pulmonar, 90% de câncer de pulmão e 25% de infarto do miocárdio. Devido à estreita vinculação dessas doenças respiratórias com o cigarro, elas são hoje consideradas tabacoassociadas, ou seja, associadas ao fumo. O cigarro também aumenta os riscos de infecções respiratórias bacterianas e viróticas. Estudos feitos nos Estados Unidos registraram que a mortalidade por câncer de pulmão nos fumantes, em comparação com os não-fumantes, foi 104 a 188 vezes maior. A mortalidade por doenças cardiovasculares na mesma ordem foi 106 a 270 vezes maior nos fumantes.
A nicotina, um dos ingredientes do cigarro, é considerada pela Organização Mundial de Saúde como uma droga psicoativa e que causa dependência. A nicotina age no sistema nervoso central como a cocaína, com uma diferença: chega em torno de 9 segundos ao cérebro. Por isso, o tabagismo é considerado como doença no grupo de transtornos mentais.
Por causa dos malefícios do cigarro, e também das bebidas alcoolicas, o governo decidiu criar algumas leis sobre o assunto. Para saber melhro, pesquise sobre a Lei Antialcool e sobre a Lei Antifumo.
Mas agora que já sabemos o que não devemos fazer, então o que devemos fazer?
Bom, aprendemos sobre os benefícios dos 8 remédios naturais (Água; Ar puro; Alimentação saudável; Exercício Físico; Repouso; Temperança; Luz solar; Confiança em Deus), e entre eles temos a Temperança. Mas ela é apenas uma das chaves para uma vida completa e saudável. Quando optamos por um estilo de vida que nos traga saúde e bem estar, devemos carregar os oito itens para o nosso dia a dia, escolhendo bem o que vamos colocar em nosso prato (a quantidade também!), bebendo a quantidade correta de água (nada de sucos artificiais ou refrigerantes!), fazendo exercícios físicos constantes e atividades ao ar livre. Sempre lembrando de incluir Jesus na nossa vida.
Agora você já pode continuar sua pesquisa e responder ao restante da especialidade. Bons estudos!
PS. Parte dessa pesquisa foi feita através da monografia de Aureo Matricardi Junior, sobre a responsabilidade civil das empresas fabricantes de cigarro.