Categorias: Missionárias

Especialidade de Temperança

Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade,
fé, mansidão, temperança. Gálatas 5:22

Vamos começar com a seguinte pergunta: O que é Temperança?

Segundo o dicionário, temos dois significados possíveis:
1. qualidade ou virtude de quem é moderado, comedido.
2. sobriedade no consumo de alimentos e/ou bebidas.
Sendo assim, podemos entender Temperança como Equilíbrio, Domínio Próprio, Moderação, Sobriedade.

Mas em que isso se aplica na vida dos Desbravadores?

Você já ouviu falar em Antidoping?
O exame toxicológico (antidoping) tem como objetivo identificar se um atleta fez ou faz uso de substâncias proibidas para competir.
As substâncias mais comuns detectadas nos exames antidoping são:
·         Drogas para o atleta ficar mais disposto, mais rápido: Ecstasy, Cocaína, Anfetamina
·         Drogas para o atleta ganhar massa muscular rápido e se recuperar mais rápido de lesões: Anabolizantes
·         Drogas para perder peso e eliminar outras drogas do organismo: Diuréticos
Se for confirmado o doping, ou seja, o uso de alguma dessas substâncias, o esportista é punido com suspensão e, algumas vezes, anulação de resultados de outros campeonatos.
Não é segredo para ninguém que álcool e drogas são altamente prejudiciais a saúde. Constantemente vemos as consequências do consumo dessas drogas, lícitas ou não, nos jornais, revistas, e até nas redes sociais. Histórias de acidentes de carro causados por pessoas bêbadas, histórias de assaltos e furtos cometidos para comprar drogas, histórias de pessoas que morreram pelo câncer nos pulmões. Tristes porém reais, essas histórias possuem um vilão em comum: a falta de temperança.

Ellen White nos deixou diversos conselhos importantíssimos nesse setor.

“O tabaco é um lento, porém maligno veneno. Em quaisquer das formas que é usado, depõe contra a constituição; e torna-se mais perigoso porque seus efeitos são lentos, e, à primeira vista, imperceptíveis.” Medicina e Salvação, pág. 327, 328. 

“Uma vida pura e nobre, uma vida de vitória sobre o apetite e o desejo, é possível a todos que unirem a fraca vontade humana à onipotente e inabalável vontade de Deus.” Temperança, pág. 113.

Como conclusão, 

“A única alternativa saudável é não tocar, não experimentar e não lidar com chá, café, vinhos, tabaco, ópio e bebidas alcoólicas.” Conselhos Sobre Regime Alimentar, pág. 428.

Por causa do cigarro, mais ou menos 2,5 milhões de pessoas morrem por ano, isso significa 5% da mortalidade geral. Há no Brasil 33 milhões de fumantes, representando quase 40% da população dos 15 anos para cima. As estatísticas no Brasil calculam que temos, em consequência ao tabagismo, de 80 mil a 100 mil óbitos por ano. Os óbitos devidos ao tabagismo são provocados, na maior parte dos casos, por quatro processos: 80% de bronquite crônica e enfisema pulmonar, 90% de câncer de pulmão e 25% de infarto do miocárdio. Devido à estreita vinculação dessas doenças respiratórias com o cigarro, elas são hoje consideradas tabacoassociadas, ou seja, associadas ao fumo. O cigarro também aumenta os riscos de infecções respiratórias bacterianas e viróticas. Estudos feitos nos Estados Unidos registraram que a mortalidade por câncer de pulmão nos fumantes, em comparação com os não-fumantes, foi 104 a 188 vezes maior. A mortalidade por doenças cardiovasculares na mesma ordem foi 106 a 270 vezes maior nos fumantes.
A nicotina, um dos ingredientes do cigarro, é considerada pela Organização Mundial de Saúde como uma droga psicoativa e que causa dependência. A nicotina age no sistema nervoso central como a cocaína, com uma diferença: chega em torno de 9 segundos ao cérebro. Por isso, o tabagismo é considerado como doença no grupo de transtornos mentais.
Por causa dos malefícios do cigarro, e também das bebidas alcoolicas, o governo decidiu criar algumas leis sobre o assunto. Para saber melhro, pesquise sobre a Lei Antialcool e sobre a Lei Antifumo.

Mas agora que já sabemos o que não devemos fazer, então o que devemos fazer?

Bom, aprendemos sobre os benefícios dos 8 remédios naturais (Água; Ar puro; Alimentação saudável; Exercício Físico; Repouso; Temperança; Luz solar; Confiança em Deus), e entre eles temos a Temperança. Mas ela é apenas uma das chaves para uma vida completa e saudável. Quando optamos por um estilo de vida que nos traga saúde e bem estar, devemos carregar os oito itens para o nosso dia a dia, escolhendo bem o que vamos colocar em nosso prato (a quantidade também!), bebendo a quantidade correta de água (nada de sucos artificiais ou refrigerantes!), fazendo exercícios físicos constantes e atividades ao ar livre. Sempre lembrando de incluir Jesus na nossa vida.
Agora você já pode continuar sua pesquisa e responder ao restante da especialidade. Bons estudos!
PS. Parte dessa pesquisa foi feita através da monografia de Aureo Matricardi Junior, sobre a responsabilidade civil das empresas fabricantes de cigarro.
Compartilhar

Postagem recente

Livro do ano 2024 para Desbravadores

Livro do ano 2024 para Desbravadores Olá, Desbravadores! Como vocês estão? Estou super animado para…

3 meses atrás

Desafios e Estratégias da Comunicação com Adolescentes

Créditos: SDI Productions Desafios e Estratégias para Comunicar com Adolescentes na Atualidade: Um Guia para…

7 meses atrás

Conselheiro de Unidade – o que é?

Conselheiro de Unidade - o que é? Olá pessoal!Hoje vamos falar sobre o papel do…

7 meses atrás

Como ser Criativo?

Como ser Criativo? Alguma vez você já se perguntou Como ser Criativo no clube? Se…

7 meses atrás

10 Passos Para Ser Um Bom Conselheiro

10 passos para se tornar um bom conselheiro para a unidade no Clube de Desbravadores

8 meses atrás

Organograma da Igreja Local – IASD

Olá pessoal, tudo bem? Hoje vamos montar o Organograma da Igreja Local para o seu…

2 anos atrás