Passo a Passo
Olá! Hoje o artigo é pra Desbravadores e pra Liderança também, especialmente para os de primeira viagem. Algumas classes pedem que seja organizada uma investidura, então, vamos ajudar!
Antes de começar a pensar no programa, devemos ter uma listagem de atividades que acontecerão nessa investidura. Quais especialidades serão condecoradas? Terá investidura de classe? Quais desbravadores serão investidos? Terá admissão de lenço? O programa terá investidura de Líder? Tendo isso em mente, saberemos por onde começar.
Pelotão da Bandeira
Se seu clube tiver bandeiras, poderão organizar um pelotão. A Bandeira do Brasil deverá entrar na frente, e só poderá ser carregada por um desbravador que já seja investido em alguma classe. A bandeira do Clube de Desbravadores deverá entrar também. Se houver, entre com a bandeira do seu Estado e do seu Clube.
Preste muita atenção na disposição das bandeiras quando for entoar o hino e os ideais, e quando for colocá-las no pedestal. Existem algumas regras a serem seguidas.
Sempre comece pela Admissão de Lenço (se houver)
É importante começar pelo lenço, pois apenas desbravadores podem ser investidos em especialidades e classes. O desbravador que se preparou com o cartão do aspirante e teve aprovação da diretoria deverá preparar seu Uniforme de Gala (segundo o Manual Administrativo, só poderá receber o lenço de Uniforme de Gala) e adquirir seu lenço. O lenço pode estar pendurado no ombro de cada desbravador à ser admitido, ou poderá ser recolhido e disposto na frente da igreja, de acordo com a decoração ou a organização das insígnias.
Também é importante não surpreender os desbravadores com perguntas em público sobre regras, ideais, história do clube, pois o nervosismo pode fazê-los errar ou esquecer as respostas, o que pode causar uma sensação de humilhação frente aos pais, colegas e demais membros da igreja.
Cada desbravador escolherá um ou dois “padrinhos”, que serão responsáveis por colocar o lenço e o arganel de maneira correta. Normalmente os escolhidos são familiares, então é interessante convidá-los com antecedência e ensinar como colocar o lenço no desbravador. Assim economiza tempo, não tem enrolação, e fica todo mundo bonito na foto!
Investidura de Especialidades
A segunda parte do programa deve ter investidura de especialidades, o que talvez seja o mais comum nas investiduras. Apenas os desbravadores com Uniforme de Gala poderão ser investidos. Lembrando que algumas semanas antes o seu Regional deverá autorizar a investidura, então convide-o para uma reunião 3 ou 4 semanas antes do programa.
Essa parte pode ser organizada de duas formas: por desbravador, onde as insígnias estarão organizadas por pessoa que as receberá e cada um, ao ser chamado, recebe todas as especialidades ao mesmo tempo, ou por especialidade, onde serão convidados os desbravadores que passaram em cada especialidade, uma de cada vez. Fica a critério do clube.
Poderão ser convidados a participar desse momento os instrutores de cada especialidade para falar um pouco sobre o tema e sobre os aprovados.
Investidura de Classe
Igualmente à investidura de especialidades, o Regional deverá autorizar a investidura de classes, e assinar o cartão ou o caderno de cada um que será investido. Segundo o Manual, o desbravador só poderá ser investido se tiver Uniforme de Gala e se tiver concluído 100% dos itens do cartão, e apenas Líderes investidos podem fazer essa parte da cerimônia. Sendo assim, se o seu clube não tiver nenhum líder investido, convide de outros clubes com antecedência. Contacte seu Distrital, seu Regional, talvez até seu Ministerial, para que haja um Líder presente para investir os desbravadores nas classes correspondentes.
No final do programa, o Líder convidará os desbravadores investidos apenas em Classe e fará a Conjuração, ou Voto de Investidura, com eles. Investidos em especialidades e admitidos em lenço não participam da conjuração.
Excelência
A insígnia de Excelência é algo que todo desbravador almeja. Ao final do ano, aquele desbravador que se destaca cumprindo as atividades de classe, sendo um bom desbravador, um bom filho em casa, um bom aluno na escola, é digno de receber a Insígnia de Excelência. A diretoria deverá, durante todo o ano, observar seus desbravadores, para escolher aquele, ou aqueles, que receberão a insígnia.
Essa parte do programa é curta. O diretor deverá falar brevemente da insígnia, seu significado, e convidar o desbravador que a receberá, ressaltando seus pontos positivos.
Lembrando que desbravadores de 10 a 15 anos poderão perder a insígnia no ano seguinte, caso deixem de cumprir os ideais. Acima de 16 anos, a insígnia não pode mais ser perdida.
Homenagens
Essa parte do programa deverá ser feita pela Diretoria. Poderão ser homenageados alguns responsáveis, membros especiais da igreja, membros que serão desligados da diretoria, desbravadores que sairão do clube… Pode ser feito através de música, vídeo, presentes, poemas, à critério do clube.
Investidura de Líder
Essa parte do programa deverá ter autorização expressa da sua associação, e o Pastor Ministerial da sua associação, ou alguém indicado por ele, deverá estar presente e deverá declarar a abertura da Investidura de Líder. Poderá ser lido um breve histórico do aspirante, os líderes presentes podem ser convidados à frente para participar desse momento, o clube pode fazer uma homenagem especial.
O aspirante deverá escolher um desbravador, ou um membro da diretoria, para presentear com o seu lenço antigo, como uma forma de incentivar o estudo do cartão de liderança. Assim como na admissão em lenço, o aspirante escolhe seu “padrinho”, que será o responsável por colocar o lenço de maneira correta. Esse padrinho deverá ser, no mínimo, Líder investido.
O regional, ou um Líder escolhido, deverá fazer a conjuração/voto, e o Ministerial deverá declarar encerrada a Investidura de Líder.
Sabendo das etapas, agora é só organizar. Escolha uma data e um horário, e o diretor deverá passar em comissão a data escolhida, e informar ao Regional depois de autorizado pela igreja.
Modelo Sugestivo de Cronograma de Investidura:
- Momento de Louvor (2 a 3 músicas congregacionais)
- Entrada do Clube e do Pelotão da Bandeira
- Ideais, Hino e fixação das bandeiras
- Oração Inicial
- Admissão de Lenço
- Investidura de Especialidades
- Investidura de Classes
- Excelência
- Homenagens
- Sermonete
- Investidura de Líder
- Retirada das Bandeiras
- Oração Final
Ver Comentários
Vocês fazem isso no JA ou da pra fazer no sábado na hora do culto ?
E onde entra a mensagem musical?
Essa sugestão se encaixa mais no culto JA, mas vou preparar uma sugestão bem legal pra aproveitar o sábado de manhã, ta bem?!
Quanto a mensagem musical, pode entrar após a oração inicial, após as homenagens e após o sermonete ou investidura de Líder.
Gostei muito de seu site, parabéns
Muito obrigada! =)